
Psicólogo formado pelo Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
(FAFICH) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Psicologia pelo Programa de
Pós-Graduação em Psicologia da FAFICH-UFMG. Doutor em Farmacologia Bioquímica e Molecular
pelo Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG.
Atualmente é Professor Adjunto (40 horas sem dedicação exclusiva) do Departamento de
Psiquiatria da Faculdade de Medicina (FM) da UFMG. Pertence ao quadro de orientadores
permanentes dos Programas de Pós-Graduação em Saúde da Criança e de Medicina Molecular na
FM-UFMG. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Neuro-psicologia (SBNp) nos biênios 2012-
2013 e 2013-2015. É Presidente da Academia Brasileira de Neuropsicologia.
É membro da International Neuropsychological Society na qual integra o Consulting Board of
Editors do Journal of the International Neuropsychological Society.
Compõe o quadro de editores chefes da revista Debates em Psiquiatria. Ganhador do prêmio Paul
Satz 2019 da International Neuropsychological Society.

Psicóloga, Mestre e Doutora (com pós-doutorado) em Distúrbios do Desenvolvimento Pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialista em terapia cognitivo-comportamental pelo Centro de Terapia Cognitiva Veda e pelo Dgert (União Européia).
Supervisora e docente da pós-graduação em neuropsicologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e da especialização em neuropsicologia da UNIFESP.
Coordenadora do curso de formação avançada em Neuropsicologia e Terapia Cogntivo-comportamental do Centro de Terapia Cognitiva Veda (São Paulo). Pesquisadora do grupo de neuropsicologia infantil da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Co-fundadora do Parentalidade
& Psicologia.

Psicóloga. Mestre e Doutora em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Doutorado Sanduíche pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Portugal com bolsa PDSE da CAPES. Pós-doutorado em Distúrbios do Desenvolvimento
pela UPM.
Professora do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Pesquisadora no TEAMM-Unifesp. Membro de grupos de trabalho em TEA da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNp) e da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em
Psicologia (ANPEPP).

Pedagoga, mestre e doutora em Distúrbios do Desenvolvimento. Licenciada em Letras, pós-graduada em Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa, pós-graduada em Psicopedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), psicopedagoga Titular da ABPp Nacional no. 418 e ABPp-SP no. 376, pela UPM.
Atualmente é professora convidada de vários cursos de especialização, incluindo os cursos de Neurociência Aplicada à Educação da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Neuropsicologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Psicopedagogia Institucional da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o curso de Reabilitação Neuropsicológica do Centro de Estudos de Neurologia Prof. Dr. Antonio Branco Lefèvre, vinculado à Divisão de Clínica Neurológica do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo-USP. Mestrado em Psicologia Escolar pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUCCAMP. Pós Doutoranda em Psicologia pela Universidade de Flores-AR. Graduação em PSICOLOGIA pela Universidade Guarulhos. Possui especialização em: Neuropsicologia pelo Conselho Federal de Psicologia do Brasil, em Neuroaprendizagem (Unina), em Psicopedagogia Institucional (Faculdade São Braz), em Psicologia Analítica (Universidade São Francisco), e aprimoramento em Psicoterapia Junguiana pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
Fez formação em Terapia Racional Emocional Cognitiva/Comportamental (TREC). Níveis Primary e Advanced pelo Albert Ellis Institute de Nova York, em Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) pelo Centro de Estudos em Terapia Cognitiva Comportamental CETCC/SP e em Terapia dos Esquemas pelo Centro de Estudos em Terapia Cognitiva Comportamental CETCC/SP e pelo Grupo Educacional CEV. É professora convidada dos cursos de especialização em Neuropsicologia do Depto. de Neurologia do HCFMUSP. É autora de livros, capítulo de livros e escalas sobre o TDAH.

Psicóloga (UNISINOS), mestre em Psicologia (Cognição Humana) pela PUCRS e doutora em Ciências (Neurorradiologia) pela UFRJ. Doutorado reconhecido pela Universidade do Minho (Portugal). Especialização em Princípios e Práticas em Pesquisas Clínicas pela Universidade de Harvard e formação em Terapia do Esquema pela Wainer Psicologia.
Foi supervisora e neuropsicóloga do Serviço de Neuropsicologia do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer no Rio de Janeiro (RJ), onde atualmente sou colaboradora de pesquisa do Programa de Epilepsia. Foi professora do curso de Graduação em Psicologia do Centro Universitário Celso Lisboa. Coordenou as especializações em Neuropsicologia da SAPIENS Psicologia e do InTCC-Rio e ministrou aulas de especializações profissionais em Neuropsicologia, em instituições como SAPIENS, IBNEURO, IPTC, PUCRS, InTCC-Rio, UFRJ, INA e Centro Universitário Celso Lisboa (anteriores).

Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Especialista em Neuropsicologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre e doutora em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco e Pós-Doutorado pela Universitè René Descartes – Paris V. Professora Titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Neuropsicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem. Coordena o Gru-po de Pesquisa LAPEN (Laboratório de Pesquisa e Extensão em Neuropsicologia da UFRN), Coordenadora do Programa Talento Metrópole do Instituto Metrópole Digital da UFRN.
Atualmente é Membro da Diretoria do XIX Plenário do Conselho Federal de Psicologia, Coordenadora do GT da Anpepp Neuropsi-cologia, Pesquisadora associada da Rede Nacional de Ciência para a Educação. Membro da Academia Brasileira de Neuro-psicologia (cadeira Luria). Bolsista de Produtividade do CNPq – Nível 1.

Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de São Paulo, mestre em Linguística Clínica pela Universidade Católica Portuguesa. É especialista em Neuropsicologia pelo CFFa. Tendo publicado diversos livros, capítulos de livros e artigos científicos.
Mônica é professora em cursos de pós-graduação na área de Fonoaudiologia e Neuropsicologia, com ênfase em Neurolingüística e Neuromodulação. Em sua prática clínica atua principalmente na avaliação e reabilitação linguístico- cognitiva, da fala e da deglutição de pessoas com afasia, Parkinson, demências e disfagias, além de aplicar a técnica de neurofeedback em pessoas com déficits atencionais. Mônica utiliza também as tecnologias terapêuticas de eletroestimulação e neuromodulação.

Graduado em psicologia pela Universidade José do Rosário Vellano (Unifenas). Especialista em Avaliação Psicológica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). Mestre e doutor em Psicologia com ênfase em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco (USF).
Professor do Instituto Multidisciplinar em Saúde (IMS) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Docente do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Saúde da UFBA. Membro do Grupo de Trabalho da ANPEPP (GT) Avaliação Psicológica e Psicopatologia.

Possui mestrado e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade, e do Programa de Pós- Graduação em Psicologia da UFRGS. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (Bolsa Nível 1B). Coordena o Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva (Neurocog).
É chefe do departamento de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade do Instituto de Psicologia da UFRGS. É membro associado e integrante do Conselho Técnico-Científico da Rede Nacional de Ciência para a Educação (CpE). É coordenadora do GT Desenvolvimento Sociocognitivo e da Linguagem da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia – ANPEPP.

Psicóloga pela Universidade São Francisco. Mestre e Doutora, com pós-doutorado, em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.
Coordenadora do Laboratório de Neuropsicologia Cognitiva e Escolar – LANCE. Membro do GT de Neuropsicologia da ANPEPP. Membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia – SBNp. Pesquisadora associada da Rede Nacional Ciência para Educação – CpE. Bolsista de Produtividade do CNPq.

Psicóloga e mestre em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atuou por quatro mandatos na diretoria da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNp), contribuindo para o avanço da neuropsicologia no Brasil.
É autora de livros de referência sobre Autismo e Altas Habilidades, reconhecidos por integrar conhecimento científico e prática clínica na compreensão de diferentes perfis do neurodesenvolvimento.
Ministra cursos e palestras para profissionais da saúde e da educação, além de orientar famílias, com foco na avaliação neuropsicológica, orientação parental e práticas baseadas em evidências. Defende uma sociedade que acolhe e valoriza a diversidade das características humanas, promovendo o desenvolvimento pleno de crianças em toda a sua singularidade.

Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba, Especialização em Psicologia Hospitalar pela Santa Casa de SP, Mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco e Doutorado em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento pela Universidade Federal de Pernambuco.
Pós-doutorado em ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é tutor da graduação e da pós graduação da Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS. Coordenador do Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde da FPS. Colaborador do programa de pós graduação stricto sensu do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP).

Mestra em Psicologia da Saúde pela FPS-PE, psicóloga formada pela mesma instituição. Possui pós-graduações em Terapia Cognitivo-Comportamental e em Terapia do Esquema pela PUC-PR. Especialista em Neuropsicologia pela Faculdade Integrada Instituto Souza-MG e pós-graduanda em Neuropsicologia com foco em Avaliação Neuropsicológica pela Sapiens/Unifil-PR. Além de formações em Avaliação Neuropsicológica para crianças, adolescentes e adultos pelo CEPPA-PE. É sócia-diretora do Centro Pernambucano de Psicologia Aplicada (CEPPA) e sócia responsável técnica da Conexão Psi. É supervisora e leciona em cursos de pós-graduação e formações. Atualmente, é presidente do Congresso Brasileiro de Práticas Neuropsicológicas (ConNeuroPsi), do Congresso Norte-Nordeste de Terapia Cognitivo-Comportamental (ConNorteNordesteTCC) e do Congresso Internacional de Práticas em Terapia do Esquema (ConEsquemas).

Psicoterapêuta (Terapia Cognitivo-Comportamental e Terapia dos Esquemas) e Neuropsicologa Clinica. Mestre e Doutora em Psicologia Cognitiva formada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com estagio de doutorado na University of Utah (USA). Pós-Doutora em Psicologa pela Universidade de Lisboa. Professora Associada do Departamento de Educação da UFRPE (40 horas, sem dedicação exclusiva) e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Culturas e Identidades (UFRPE/FUNDAJ). Líder do Grupo de Pesquisa NINAPI (Núcleo de Investigação em Neuropsicologia, Afetividade, Aprendizagem e Primeira Infância). Membro da Rede Pikler Brasil e do GT de Neuropsicologia da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP).

Psicóloga pela Universidade Católica de Pernambuco, Especialista em Psicologia Hos-pitalar, mestre e doutora em Saúde Mater-no Infantil pelo Instituto de Medicina Inte-gral Prof Fernando Figueira – IMIP. Pós-doutorada em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Psicóloga no Laboratório de Avaliação Psi-cológica – LAP no IMIP, na Bariupsaúde e em consultório. É terapeuta de casal e Docente nos cursos de graduação em Psicologia e nas pós-graduações: Curso de Especialização em Neuropsicologia e de Psicologia Clínica hospitalar e Mestrado em educação para o Ensino na Área de Saúde e Mestrado pro-fissional em Psicologia da Saúde da Facul-dade Pernambucana de Saúde – FPS.

É neurologista pela FMUSP, doutor em Neurologia pela UFPE e professor adjunto de Neurologia na mesma instituição. Com ampla experiência no diagnóstico e trata-mento de doenças neurológicas, como Alz-heimer, Parkinson, Epilepsia, AVC e neuro-logia geral, ele se destaca por seu compro-misso com o cuidado integral e humani-zado de seus pacientes.
Sua abordagem combina conhecimento técnico e prática clínica para oferecer diag-nósticos precisos e tratamentos eficazes, sempre considerando as necessidades indi-viduais de cada pessoa. Dr. Eduardo tem como objetivo promover a saúde cerebral desde o adulto jovem até o idoso, com uma atenção personalizada e acolhedora, que envolve também os familiares no processo de cuidado, buscando sempre as melhores soluções para otimizar a qualidade de vida de seus pacientes.

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde também atua
como Professor Adjunto de Neurologia no Centro de Ciências Médicas. Realizou Residência
Médica, Mestrado e Doutorado em Neurologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São
Paulo (USP), consolidando sua formação acadêmica e clínica na área.
Atualmente, é responsável pelo Ambulatório de Neurologia Cognitiva do Hospital das Clínicas de
Pernambuco e coordena o Departamento Científico de Neurologia Cognitiva e do Envelhecimento
da Academia Brasileira de Neurologia.

Doutora e Mestre em Neurociência Cognitiva e Comportamento pela UFPB. Atua como Psicóloga Cognitivo-Comportamental e Neuropsicóloga da infância e adolescência, além de ser Especialista em Neuropsicologia pelo UNIPE. É professora de pós-graduação em diversas universidades, onde também ministra cursos para profissionais da psicologia, e possui ampla experiência acadêmica e clínica. Autora de livros, capítulos e recursos na área, é ainda idealizadora do programa TEAteen, consolidando sua trajetória como referência no campo da neuropsicologia e da psicologia cognitivo-comportamental.

É Psiquiatra com residência médica pelo IPUB/UFRJ. Tem mestrado em Psiquiatria Clínica pelo IPUB/UFRJ (Área de pesquisa: TDAH), doutorado em Ciências Médicas pelo Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (Área de pesquisa: TDAH). Área de atuação: Infância, Adolescência e Adulto. Tem pós-Doutorado pelo Programa de Saúde da Criança UFMG (Área de pesquisa: Psicopatologia do Desenvolvimento Infantil e Cognição Social); É sócio Fundador da Clínica Cognus e Pesquisador- chefe do Instituto Cognus de Ensino e Pesquisa. Membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia e da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil – Capítulo Nacional.